segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Trilogia suja de Havana

Félix Maier

10/03/2004

Aproveitei as últimas férias – um pleonasmo, já que aposentado está em férias permanentes... – para ler alguns livros (e reler Os Irmãos Karamázov, de Dostoiévski): A Obsessão Antiamericana, de Jean-François Revel; Egito – um olhar amoroso, de Robert Solé (livro que pedi e recebi de meu amigo oculto); Tiranos – de Hitler a Pol Pot, de Antonio Ghirelli (o autor incluiu Franco e Pinochet na lista, mas omitiu Fidel Castro; por que será?); As Seis Lições, de Ludwig von Mises (sobre capitalismo, socialismo, intervencionismo, inflação, investimento estrangeiro e política e idéias); Politicamente Corretíssimos, de Ipojuca Pontes. E, emprestado por um amigo, li Trilogia suja de Havana (Companhia das Letras, São Paulo, 1999, com tradução de José Rubens Siqueira), do escritor cubano Pedro Juan Gutiérrez. É sobre este último livro que farei alguns comentários e algumas transcrições.

Trilogía sucia de La Habana – nome do título original (1998) – é um livro de crônicas dividido em três partes – daí o nome de “trilogia”:

1) Ancorado em Terra de Ninguém – 22 crônicas, pg. 9 a 122;
2) Nada a Fazer – 18 crônicas, pg. 123 a 215 – Havana, 26 Mar – 4 Nov 1995; e
3) Sabor a Mí – 20 crônicas, pg. 216 a 358 – Havana, Abr – Out 1997.

Nessa obra densa e polêmica, em estilo grosso e curto, Gutiérrez desenha um formidável painel sobre a Cuba atual, destroçada por 45 anos de tirania comunista. Sem atacar diretamente Fidel Castro e seu regime comunista, as simples descrições do que é um típico dia-a-dia cubano vale por mil teses acadêmicas que porventura já tenham sido escritas sobre a “Ilha do Dr. Castro” – desde que não feita pela esquerda. Quem não usufrui diretamente do poder em Cuba, nem consegue abocanhar algumas migalhas deixadas sob a mesa pelo apparatchiks caribenho, tem como única saída a busca frenética pela comida diária, a qualquer preço, para literalmente não morrer de fome.

Leia texto completo em http://www.usinadeletras.com.br/exibelotexto.php?cod=29816&cat=Artigos&vinda=S