terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Escola de Brasília

Félix Maier

26/11/2001

Barbara Freitag, professora e pesquisadora da Universidade de Brasília, em artigo escrito no Correio Braziliense (25/11/2001), afirma que a TV Cultura está lançando, a partir do próximo ano, um programa sobre cidades. Para a apresentação de cada cidade, diz Freitag, foi escolhido um escritor-cicerone. No caso de Brasília, um dos pontos altos será a Universidade de Brasília – no dizer de Freitag – que, aliás, foi convidada para falar sobre a Universidade ao escritor João Almino Souza Filho.

Caminhando pelo “Minhocão”, como é conhecido o Instituto Central de Ciências (ICC), principal prédio do campus, Freitag afirma:

“A essência do projeto de Darcy Ribeiro – procurei responder – foi criar uma universidade ‘nova’, para uma cidade ‘nova’ que, por sua vez, inaugurasse uma ‘sociedade nova’.

Que sociedade nova seria essa pretendida por Darcy Ribeiro? Agnaldo del Nero Augusto, em seu livro “A Grande Mentira” (1), afirma:

“Em 29 de agosto (1968), tumultos agitaram o interior da Universidade de Brasília – UnB com depredações de salas de aula e disparos de armas de fogo. A UnB tinha sido a universidade mais atingida pela ‘Operação Limpeza’ (2), porque havia sido estruturada para a subversão da ordem. Seu fundador e primeiro reitor fora o Professor Darcy Ribeiro. Seu pensamento sobre o papel da universidade está expresso no livro “Contra Vientos y Mareas”, de Vargas Llosa, página 22, a seguir parcialmete transcrito:

‘O Professor Darcy Ribeiro, sociólogo brasileiro, fundador da Universidade de Brasília e assessor durante algum tempo da ditadura militar peruana, em seu livro sobre a Universidade Peruana (1974), define assim a missão da universidade ... levar o processo revolucionário em curso, antecipando dentro da universidade as novas formas de estrutura social que ela deverá estender a toda a sociedade.’

Diga-se de passagem que a ditadura militar peruana era de esquerda e umbilicalmente ligada à URSS.”

Leia o texto completo em http://www.usinadeletras.com.br/exibelotexto.php?cod=1116&cat=Ensaios&vinda=S